Edição 146 - Abril 2012 I Artigos
Deportação: oportunidade para legalização - por Christopher A. Kerosky

BrasilBest is a Award Winning Brazilian culture newspaper and web site -www.brasilbest.comQuase todos os dias em nosso escritório em Santa Rosa, eu ouço uma história muito comum de vários clientes: um cidadão Brasileiro está aqui sem status e está dirigindo sem uma carteira de motorista. Ele está dirigindo sem carteira porque o nosso governo não permite que ele obtenha uma carteira. Ele precisa dirigir para o trabalho, para sua casa, para pegar seus filhos na escola. Parar de dirigir não é uma opção.
Por acaso, ele é parado por um policial ou xerife, sem uma carteira de motorista, e rapidamente é levado para a delegacia. Nesse momento, Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE, sigla em inglês) descobre que ele é ilegal, orienta o policial não libertá-lo, e depois leva-lo sob custódia. Ele é colocado em processo de deportação.
Isso acontece com milhares de imigrantes indocumentados na California a cada ano.
Nesta situação, normalmente a pior coisa que o imigrante indocumentado pode fazer é desistir e voltar para seu país.

Neste artigo e no próximo, vou dar-lhe 10 razões pelas quais é um grande erro assinar os papéis apresentados pelo ICE e simplesmente voltar para o Brasil. Elas são:
Uma vez deportado deste país, você não poderá voltar para os EUA por pelo menos cinco anos. Se você esteve aqui em uma condição irregular por mais de um ano, então você é obrigado a permanecer pelo menos 10 anos fora dos EUA;

Se você tentar voltar para os EUA uma vez que foi deportado, muitas vezes é difícil, perigoso e mortal para tentar fazê-lo.

Se você tiver suficiente “sorte” de conseguir retornar aos EUA depois de ser deportado, sua vida aqui sera dificil de qualquer maneira. Será muito dificil de conseguir permissão de trabalho ou carteira de motorista, como sua deportação vai desqualificá-lo. Você nunca poderá obter um “green card”. Mesmo o casamento com um cidadão dos EUA não vai ajudar você. Como o sistema deste país está cada vez mais informatizado, será cada vez mais difícil para você sobreviver sem documentos.
Se você em algum momento for descoberto pelas autoridades dos EUA, você estará sujeito a uma pena de prisão de dez anos. Mais e mais cidadãos que conseguiram entrar de volta ao país após serem deportados estão sendo enviados para a prisão quando são apanhados. Mesmo se você não for enviado para a prisão, quando você for pego, será preso e encarcerado indefinidamente até ser deportado novamente. Você não terá direito a uma audiência ou de qualquer chance de se defender contra a re-deportação. Você basicamente não terá nenhuma esperança de ficar aqui legalmente, mesmo com ajuda de um advogado.

Quando eventualmente for deportado novamente, você estará sujeito a uma proibição permanente de voltar para os Estados Unidos.
É uma previsão sombria que eu tenho que dizer aos meus clientes que estiveram em processo de deportação e simplesmente desistiram.

No entanto, se você está em processo de deportação, há esperança! Você pode lutar contra sua deportação. A próxima edição deste jornal irá fornecer as próximas 5 razões pelas quais você deve ficar e se defender diante do tribunal de imigração e lutar contra a sua deportação. Também iremos sugerir algumas maneiras para você poder ficar aqui por muitos anos, juntamente com sua família, enquanto você luta contra o seu caso de deportação. Em algums casos até legalmente empregados com permissão de trabalho e carteira de motorista.

Enquanto este processo é melhor feito com a ajuda de um advogado, não é absolutamente necessário. Mesmo se você não puder pagar um advogado, é possível lutar contra a sua deportação, pelo menos por algum tempo - e esta é uma opção melhor do que simplesmente aceitar a deportação. Estou disposto a dar-lhe algumas ideias sobre como isso pode ser feito.

O importante é não desistir.